5 mitos e 5 verdades da cerveja

terça-feira, 08 de setembro de 2015

Cerveja engorda ou emagrece? Precisa ser gelada? 5 verdades e 5 mitos sobre a cerveja que vão render muito papo de bar.

cerveja-engorda-ou-emagrece

No Brasil, a cerveja está sempre presente, reunindo amigos e confraternizando. Mas afinal, ela emagrece ou engorda? Tem mesmo que ser gelada? Opinião todo mundo tem, mas em quais acreditar? Preparamos uma listinha com cinco mitos e cinco verdades… Preparado?

Verdades da cerveja

1. Ajuda na dieta!

Não é papo de boteco! Estudos comprovam que há componentes na cerveja que ajudam a dar energia ao corpo, acelerando, assim, a queima de gordura. Portanto, fique tranquilo! Se você é daqueles que se reúne com os amigos para desfrutar de uma boa e velha cervejinha, não está quebrando a dieta!

2. É benéfica à saúde

Estudos comprovam que ela traz, sim, benefícios à saúde! Mas não vamos exagerar e usar isso como desculpa. A bebida é rica em vitaminas B e antioxidantes que, combinados com o álcool, podem ajudar a reduzir em 35% as doenças cardiovasculares. Além disso, outros componentes possibilitam a prevenção de alguns tipos de câncer e osteoporose. Gostou, né? Lembrando que o consumo moderado associado a práticas de vida saudáveis são essenciais para tais benefícios.

3. Sal, gelo e álcool ajudam a gelar mais rápido

Palmas ao inventor da receita! Nossa pressa de tomar aquela gelada agradece a combinação de gelo, sal, álcool e água que realmente gela a cerveja mais rápido. Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal faz com que o gelo demore mais para derreter e o álcool rouba calor. Bacana, né, como a química pode contribuir com a nossa espera pela cerveja gelada? Os especialistas no assunto chamam esse líquido de “mistura frigorífica”.

4. Homens e mulheres devem tomar quantidades diferentes de cerveja

Verdade! A capacidade do fígado da mulher é mais baixa que a do homem. Feministas, acalmem os nervos. Homens, parem de rir daquela companheira de levantamento de copo. Para a mulherada, 350 mL de cerveja é o ideal. Para os homens, seria o dobro dessa quantidade (não se aproveitem disso, ok?!). Os valores também podem ser alterados de uma pessoa para outra.

5. Acalma o estresse e a fadiga

O levedo de cerveja é rico em vitaminas do complexo B e, portanto, recomendado para pessoas que estão em situação de alto estresse, pois ajuda a dar mais rigor ao organismo e em alguns processos neurológicos que provocam fadiga mental. Então, está estressado? Sensação de fadiga? Está aí uma possível solução!

Mitos da cerveja

1. Deixar a cerveja deitada gela mais rápido

Nada disso! Vinhos são armazenados deitados. Cervejas, em pé! Essa é a melhor posição para armazenar e gelar cervejas, para que a superfície de contato do líquido com o ar seja menor. A cerveja deve ser resfriada gradualmente, e só pode ser levado ao congelador (se preferir), momentos antes de servir (por nada mais do que 20 minutos!).

2. Cerveja tem que ser servida muito gelada

Mais um engano. Por mais que algumas pessoas adorem tomar uma “beeem” gelada, quando servida em baixíssima temperatura, a cerveja acaba anestesiando as papilas gustativas da língua, e isso diminui a sensibilidade para degustar a bebida. O calor pede cervejas geladas, mas sem exageros (até porque, acredite, os belgaspassam muito frio o ano inteiro e não estão interessados em gelar suas cervejas).

3. Não existe copo específico para tomar cerveja

Você é daqueles que bebe em qualquer tipo de copo? Pode estar perdendo a chance de degustar bem uma cerveja. Diferentes sabores e aromas são ressaltados em diferentes tipos de copo. A pilsen, por exemplo, pode ser apreciada em uma tulipa ou caneca, já a lambic pede taças do tipo flauta, enquanto as de trigo exibem melhor suas qualidades em copos maiores. Mas caso você não tenha o copo ideal para cada uma, pode usar taças de vinho branco, seu bojo e abertura já são uma bela mão na roda.

4. Cerveja faz a famosa “barriguinha de chopp”

Sabe aquele seu amigo que bebe com você e tem uma barriguinha mais, digamos, saliente…? Pois bem, não é a famosa “barriguinha de chopp”, pois cerveja não engorda tanto assim! Apreciadores de cerveja, ouçam a boa nova: é comum ouvir que a bebida “dá barriga”, contudo, ela não tem relação alguma com a quantidade de caloria corporal e pode até ser menos calórica do que um copo de suco de laranja sem açúcar! Gostou né? Mas não se empolgue, pois as calorias de dois copos de cerveja já acabam com qualquer dieta.

5. Cerveja tem água, então não precisa beber água entre um copo e outro

Não é bem assim. Você bebe, a bexiga enche, primeira ida ao banheiro. O processo se repete várias vezes. Até aí você já sabe… O que talvez não saiba é que o rim manda água para a bexiga, e não o álcool ingerido – ou seja, sua água se vai, e isso aumenta o teor de álcool no corpo e também a beleza das pessoas ao redor. Alto teor alcoólico, alto teor de sono. Para recuperar o líquido perdido, o sangue retira a água. O cérebro possui grande armazenamento, e é ele o mais prejudicado nessa hora. É daí que vem a insuportável dor de cabeça e a ressaca! Portanto, um copinho de água a cada meia hora evita que o mundo gire, digamos, diante dos seus olhos.

ATENÇÃO!! Não é porque a cerveja tem seu lado positivo que pode ser bebida aos montes. Os efeitos ruins do álcool ainda superam todos esses pontos. Ou seja, se você gosta, beba sem medo, mas saiba dos limites. Afinal, para uma cerveja boa basta uma garrafinha para lembrar de seus sabores o dia todo!

Fonte: Sonoma


83 Comentários


  1. Caio | 23:13 on quinta-feira, 07 de dezembro de 2017

    Parabéns por essa matéria, simples, sucinta é rica quanto ao assunto!

    Seu comentário está aguardando moderação.
  2. Rogerio | 16:58 on segunda-feira, 17 de julho de 2017

    A cerveja é muito calórica. Cada latinha tem cerca de 150 calorias, logo engorda sim, ate porque ninguém bebe somente uma lata.

    Seu comentário está aguardando moderação.
  3. 5 Cervejas por menos de R$ 12 | Tudo de bom | 17:29 on quarta-feira, 12 de abril de 2017

    […] 5 mitos e 5 verdades da cerveja […]

Deixar um comentário


  Preenchimento obrigatório
  Preenchimento obrigatório, informação oculta



Center Pão I - Av. Mestra Fininha, 1252 - Jd. São Luiz - 3212.2661

Center Pão II - Av. João XXIII,990, Lj 2 - Edgar Pereira - 3223.6990

Center Pão III - Av. José Corrêa Machado, 580 - Todos os Santos - 3216.8987

Center Pão IV - Av. Donato Quintino, 145 - Cidade Nova - 3214.6717

Center Pão V - Av. Cula Mangabeira, 557 - Vila Guilhermina - 3222.6363