Poderosas berries: veja como essas frutinhas podem ajudar nos cuidados de beauté e da saúde

terça-feira, 16 de junho de 2015

As berries podem ser poderosas coadjuvntes nos cuidados de beleza (Foto: Shutterstock)

As berries podem ser poderosas coadjuvntes nos cuidados de beleza (Foto: Shutterstock)

Pode até parecer que as berries já deram o suco que tinham que dar, afinal que mulher antenada ainda não ouviu falar, por exemplo, do negócio da China que é a goji berry? Mas, ela não é a única. “Todas as berries possuem antocianinas (que conferem sua coloração vermelho-arroxeada) e flavonóides. Ambos são responsáveis pelas propriedades antioxidantes dessas frutas, ou seja, elas ‘limpam’ o organismo dos radicais livres que podem causar danos celulares”, resume a dermatologista  Carla Vidal.

Apesar de ser um assunto muito discutido, os benefícios proporcionados por essas frutinhas ainda são um mistério a ser desvendado, especialmente no ramo da beleza. “Ainda que pareça um assunto esgotado, para a ciência ainda é bem novo poder afirmar coisas como, por exemplo, a quantidade a ser consumida”, explica a nutricionista  Maria Gandini.

O que se sabe com certeza é que pesquisas científicas recentes têm, sim, reforçado a força desses alimentos como coadjuvantes na busca por um corpo mais delgado e um rosto mais conservado, com resultados iniciais que vão do combate ao envelhecimento, celulite e flacidez a ajuda no emagrecimento. “Esses estudos também dizem que o importante é a frequência do consumo. As berries devem ser incluídas dentro de uma alimentação equilibrada e de forma variada. Mas atenção: elas são saudáveis, mas têm calorias, como qualquer fruta. Por isso, também não se pode exagerar nas quantidades”, alerta a profissional.

Confira a seguir como cada uma das berries pode te ajudar na missão barriga – e rugas – negativa(s)!

A goji berry é excelente ajudante no combate às rugas, celulites e flacidez. Ufa! (Foto: Shutterstock)

A goji berry é excelente ajudante no combate às rugas, celulites e flacidez. Ufa! (Foto: Shutterstock)

 

Açaí para detonar a celulite 
(54 kcal/ 100g. Época: maio a setembro)
Segundo a Dra. Cristiane Coelho, médica nutróloga, a notícia é boa: “antocianinas (predominantemente a cianidina-3-rutinosídeo), proantocianidina, ácidos graxos essenciais ômega 6 e ômega 9, vitamina E. Pelos seus componentes, o açaí apresenta efeitos benéficos, como o antiinflamatório, no perfil imunológico, no diabetes tipo 2, no câncer e no envelhecimento, mas é por conta do seu efeito antiinflamatório que o consumo regular de açaí pode ajudar no tratamento da celulite”.

Amora para prevenir o câncer
(62,5 kcal/100g. Época: setembro e outubro)
“As antocianinas – mais especificamente a cianidina-3-glicosídeo – são o principal componente bioativo das amoras, responsável pela sua potente atividade antioxidante, mais elevada do que o mirtilo, a framboesa e o morango. Devido ao alto teor de antioxidante a amora apresenta um grande potencial na prevenção e combate ao câncer”, explica a Dra. Cristiane. Falou propriedade antioxidante, lembre-se: também retarda o envelhecimento!

Cranberry para prevenir infecções
(46 kcal/ 100g. Época: outono)
“As proantocianidinas merecem destaque nessa fruta, pois dificultam a fixação de bactérias nas vias urinárias, prevenindo infecções do trato urinário, principalmente infecções reincidentes; estudos também apontam que o consumo de cramberries previne cálculos renais”, conta a médica. E que mulher consegue ser bonita e elegante se estiver sofrendo com esses problemas?

Gojiberry para afinar a cintura
(desidratada 82 kcal/100g)
“Sinônimo de juventude. Segundo a medicina chinesa, aqueles que se alimentam de goji diariamente costumam ter uma vida longa e saudável. Riquíssima em carotenoides, importante para a integridade de pele, unhas e cabelos, e atuante no metabolismo de gorduras; boa fonte de vitamina C; tem aminoácidos, que são precursores de serotoninas (substância responsável pela sensação de bem estar), e além disso, são essenciais para síntese de proteínas, o que ajuda a combater a flacidez; e para arrematar, ainda contém beta-sisterol, fito nutriente de função antiinflamatória. Sendo assim, o consumo regular de goji previne o envelhecimento precoce, ajuda no tratamento da celulite e da flacidez”, indica a nutróloga.

Mirtilo para brecar o ganho de peso
(62,5 kcal/100 g. Época: novembro a fevereiro)

“A grande variedade de compostos fenólicos se destaca nessa fruta, além das antocianinas. Em estudo feito com ratos que consumiram mirtilo, estes reduziram o consumo de alimento e o ganho de peso, mostrando que esta fruta induz a saciedade, podendo atuar como modulador no controle de peso”, diz Dra. Crisrtiane.

Morango e framboesa para combater rugas e flacidez
(morango: 30 kcal/100g, entre maio e outubro. Framboesa: 62,5 kcal/100g, entre novembro e fevereiro)
“Se destacam pelo alto teor de vitamina C em relação às outras berries, essencial para a síntese do colágeno, proteína fundamental para manter a sustentação da pele. Essas frutas podem ajudar no combate a flacidez e rugas”, anuncia a médica nutróloga.

Agora que você os poderes especiais de cada berry, que tal partir para a prática e saber a melhor maneira de consumi-las? Clique aqui e veja receitas que vão te ajudar a incorporar essas frutas à sua rotina de maneira saudável e variada. 

 

 

FONTE: VOGUE BRASIL – VICTORIA MARCHESI


Deixar um comentário


  Preenchimento obrigatório
  Preenchimento obrigatório, informação oculta



Center Pão I - Av. Mestra Fininha, 1252 - Jd. São Luiz - 3212.2661

Center Pão II - Av. João XXIII,990, Lj 2 - Edgar Pereira - 3223.6990

Center Pão III - Av. José Corrêa Machado, 580 - Todos os Santos - 3216.8987

Center Pão IV - Av. Donato Quintino, 145 - Cidade Nova - 3214.6717

Center Pão V - Av. Cula Mangabeira, 557 - Vila Guilhermina - 3222.6363